23 de junho de 2016

Feiras de Negócios - A Perfeita Localização de seu Estande!

A GO.VA achou um artigo interessante para você!! Leia o artigo de Wolf Junius e entenda um pouco mais sobre a participação de uma empresa em uma feira de negócios! Como escolher a localização de seu estande e quais estratégias adotar para atrair mais visitantes! 

Boa Leitura!!!

A Perfeita Localização de seu Estande

Wolf Junius / 13. Mai 2014 

O Estande de Localização Perfeita dentro do Pavilhão de Exposições 

Observações preliminares 

A localização do estande pode ser um dos fatores mais importantes para o sucesso ou o desastre da participação de sua empresa em uma feira de negócios. Digo "pode", e não "será", porque todas as exposições e feiras são diferentes. 

Depende do tamanho da feira (um único salão com 2.000 metros quadrados de espaço de exposição tem que ser visto completamente diferente de uma exposição gigantesca como Hannover Messe, na Alemanha, com 26 salas, 330.000 metros quadrados de espaço de exposição, e mais de 4.900 expositores. 

Também depende de sua estratégia de exposição. Se você está focando principalmente em atender seus clientes existentes e não na geração de um máximo de novos contatos, então localização é apenas uma questão secundária. 

A localização do estande é uma daquelas questões em que quase todos os expositores tem uma ideia ou teoria própria. Para dizê-lo claramente, na minha opinião não há respostas certas e erradas disponíveis. Há definitivamente algumas localizações de estandes realmente ruins. Em todas as feiras! Se a sua localização de estande está além do "horizonte", será mais difícil atrair visitantes. 

Na realidade você sempre se deparará com a influência de diferentes fatores que são mencionados abaixo, uns menos, outros bem mais. 

Regra da Virada à Direita 

Baseado na análise Europeia de comportamento de visitantes, 85% dos participantes que entram num salão de exposições tendem a caminhar para o lado direito do pavilhão, ao invés do lado esquerdo. Até o momento, eu não fui capaz de identificar qualquer publicação confiável que mostre uma prova real com dados práticos sobre este dado. Todo mundo se refere a um conhecimento não especifico, que é baseada principalmente na sofisticada análise de tráfego de supermercados e shoppings. 

Pode haver alguma tendência para esses padrões humanos automáticos, especialmente quando os visitantes são novos na exposição. 

Regra da Entrada no Pavilhão 

A área diretamente atrás do hall de entrada é um local preferido para muitos líderes de mercado, especialmente em exposições menores. Eles argumentam que é melhor para a construção e reforço da marca para atender os clientes em potencial antes que visitem os estandes concorrentes. Nem todos os líderes de mercado estão convencidos de que esta é a melhor estratégia de localização. 

É fato que todo mundo precisa passar por esses estandes no caminho de entrada e saída, especialmente se houver apenas uma entrada única. Mas alguns expositores têm experimentado novos visitantes que veem ao seu estande só para ver quem mais está expondo. Mentalmente eles podem pensar consigo mesmo que vão voltar e visitar aquele estande mais tarde. Em exposições maiores o visitante não volta pelo caminho da entrada e deixa o pavilhão por outra saída. 

Regra do Comportamento do Visitante 

Esta teoria baseia-se no comportamento do visitante em 3 fases durante a visita a uma feira. As três fases seguintes caracterizam o processo de uma visita à uma exposição: 
·                  Fase Inspiratória 
·                  Fase da Saturação 
·                  Fase da Fadiga 

No início da visitação de uma feira, na fase inspiratória, o visitante típico está de mente aberta a novas informações e experiências. Ele quer explorar as coisas e às vezes pode se inspirar por algo que ele realmente não tinha planos de olhar. 

Ele passa mais tempo em determinados estandes e seu passo é bastante lento. Sua capacidade de recepção do cérebro é grande, e ele pode lidar muito bem com a super estimulação maciça de estímulos visuais. 

Na segunda fase, a fase de saturação, o visitante já visitou alguns estandes e centra-se quase apenas nos estandes que foram selecionados previamente. A capacidade de recepção de informação diminui, e os visitantes não podem ser envolvidos em novas discussões, como antes. 

O visitante fica cada vez mais impaciente e seleciona estandes ainda a serem visitados de forma rígida. 

Nesta fase, o banheiro e a comida são procurados. Lá, o visitante percebe o quão cansado está e quão forte é a sobrecarga sensorial. Ele decide então ficar só o tempo absolutamente necessário. 

Esta é a fase de transição para fadiga. 

Nesta fase, apenas alguns poucos estandes adicionais serão visitados. A velocidade de caminhada aumenta. O visitante passa a ser dificilmente acessível a novos produtos ou contatos. Aumenta a tendência de se dirigir para as áreas de saída do pavilhão. 

Mas qual é na prática a fase inspiratória? Uma coisa pode-se dizer com certeza: A fase inspiratória está localizada no primeiro terço da visita. Assim, a entrada do pavilhão ganha uma enorme importância. 

Quanto mais cedo detectar a direção do visitante, mais claramente você pode identificar a fase inspiratória em que ele se encontra. Torna-se mais difícil essa identificação quando o pavilhão possui várias entradas ou estandes temáticos nos corredores. 

Na prática, no entanto, torna-se evidente quando uma ou algumas vias principais são reconhecidas. 

Em resumo: Procure um estande dentro do primeiro terço da área de exposição, de preferência, do lado direito do corredor ou em um corredor principal. 

O Conto de Fadas do Banheiro 

Na minha experiência, é uma estratégia duvidosa a de procurar um local perto dos banheiros. Na minha opinião alguém andando por seu estande a caminho do banheiro não está em um estado de espírito ou humor para pensar em novos negócios. 

Área de Alimentação 

Sem dúvida, alimentos e bebidas atraem muitos famintos e sedentos. Mas não é o foco daqueles a procura de soluções de negócios em potencial naquele momento. 

Estratégia do Corredor Principal 
O principal corredor é, naturalmente, um local muito atraente. Normalmente os principais corredores são significativamente mais amplos e os corredores de saída de segurança serão um pouco mais largo do que os secundários. Estas principais ruas de passagem permitem que os participantes circulem a partir de uma extremidade do corredor para o outro, e, portanto, provoquem mais tráfego. 



Por outro lado, você deve evitar os corredores secundários. Corredores secundários são aqueles que não atravessam o pavilhão de ponta a ponta. Quanto mais longe um expositor pode ser reconhecido pelo visitante, maior é a probabilidade de atração do mesmo. Secundários = curtos = corredores estreitos limitam e reduzem os ângulos de visibilidade e, portanto, são menos atraentes. 

A Regra do Triângulo 

O método de triângulo é baseado na criação de um triângulo com um ponto angular, no hall de entrada e os outros dois cantos que se estende até os extremos opostos do pavilhão. Esta teoria implica que todos os locais que ficam dentro deste triângulo terão mais tráfego do que as áreas que estão fora do triângulo. Por conseguinte, um estande dentro do triângulo seria mais vantajoso e deve ser considerado.



Os dois cantos do pavilhão situado mais próximo da entrada são definitivamente menos visitados e muitas vezes esquecido. Portanto, você deve evitar esses locais.


Resumo 

Não há uma regra única e verdadeira. Na minha opinião pessoal a solução para a melhor localização de um estande pode se basear em uma mistura entre corredor principal e regra do Triângulo, considerando-se ainda a Regra do Comportamento do Visitante, em caso de exposições maiores, com mais de 3 pavilhões e 400 expositores. 

No final eu preciso mencionar que eu fui inspirado a escrever este artigo por Anders Boulanger, o famoso "infortainer" Canadense de feiras de negócios. Seus pensamentos também são citados neste artigo e foram enriquecidas por minhas próprias experiências práticas de mais de 35 anos na indústria de feiras de negócios.